Diálogo com a sociedade

O Programa desenvolve a atividade de pesquisa e extensão denominada Estudos Sócio-Ambientais Costeiros (ESAC), junto aos comunitários costeiros da Zona Bragantina, por meio de pesquisas que tem como objetivo de dialogar com a sociedade local sobre temas relacionados a gênero e recursos socioambientais costeiros em áreas de RESEX (Reserva Extrativista).

Apoio à educação

Os docentes do PPBA estão envolvidos com atividades voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio, ministrando palestras em eventos como a “Feira do Vestibular” e a “Semana do Meio Ambiente”. Isso é resultado de uma parceria existente entre o Campus Universitário de Bragança, da UFPA, e instituições escolares públicas e privadas da região. Nesse âmbito, também há a realização do “Dia da Porta Aberta”, ocasião em que as escolas são recebidas na Universidade para conhecer as instalações no Campus.

GERCO

O projeto de Gerenciamento Costeiro (GERCO) promove assessoria às autoridades públicas em relação ao gerenciamento costeiro na região de Bragança.

Aplicação ambiental

O PPBA possui projetos com forte aplicação ambiental, capacitação e contribuição a políticas públicas e privativas com respeito a monitoramento e manejo ambiental, como o projeto Aquatic Biota Monitoring of Streams in Mining Areas of Paragominas AS, Pará, Brazil - Brazil - Norway Research Consortium.

Projetos de impacto social através do meio-ambiente

Desenvolvimento de projetos visando ordenamento pesqueiro e de aquacultura apoiados pela CNPq na chamada MCTI/MPA/CNPq No. 22/2015 - Ordenamento da Pesca Marinha Brasileira: "Análises estratégicas para o manejo pesqueiro com base ecossistêmica no grande ecossistema marinho do sul do Brasil" e “Ostreicultura no Estado do Pará: estado da arte e indicadores de sustentabilidade”.

Projeto “Cartografia Social dos Territórios Tradicionais do Litoral Nordestino e Amazônico”, apoiado pelo CNPq/MPA Chamada nº 42/2012 - Linha II – Aquicultura, que tem por finalidade analisar as paisagens de setores do litoral do Nordeste e da Amazônia Oriental, a partir da aplicação de geotecnologias de uso livre, com o intuito de elaborar mapas sociais das comunidades tradicionais de pesca.

Pesquisas genéticas com pássaros que têm contribuições para a conservação urgente da aviafauna. O projeto “Aspectos da viabilidade populacional do soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni): um endemismo criticamente ameaçado da avifauna brasileira” está apoiado pelo Edital Universal–MCTI/CNPq Nº14/2014, o qual estabelece parceria com a ONG AQUASIS sediada no Estado do Ceará.

Grande leque de trabalhos direcionados para o ecossistema de manguezal, cuja abordagem engloba tanto a produtividade primária (sequestro de carbono, biomassa), produtividade secundária (ecologia do caranguejo-uçá), interação animal/planta (herbivoria) e questões socioambientais (extrativismo de madeira e do caranguejo-uçá), além de enfoque na educação ambiental (educação infantil).