Reconhecimento

O PPBA tem atraído a atenção de vários alunos, tanto do estado do Pará quanto de outras partes do Brasil, por desenvolver seus estudos na perspectiva da área costeira. Principalmente por estar sediado na cidade de Bragança, situada na zona costeira do nordeste do estado, que além de ser uma das cidades mais antigas do Pará é tida como uma importante colaboradora no desenvolvimento do estado. O litoral bragantino é bastante visado em estudos realizados na costa amazônica, de maneira que o Programa contribui expressivamente para o desenvolvimento científico da região. Desde a aprovação do curso de Doutorado, em 2007, o PPBA propiciou a formação de novos doutores no contexto da região Norte, que possui uma carência de profissionais com este nível de qualificação.

 

Contribuição para o desenvolvimento da educação básica

O Programa tem contribuído para o crescimento da educação básica na região amazônica e na região Norte como um todo, pois além da formação de profissionais para atuar em instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, o PPBA também proporciona a formação de professores que irão atuar no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares da região.

 

Atuação externa

A atuação externa do corpo docente do Programa se destaca pela participação em órgãos oficiais, como editores de revistas, consultores ad hoc de periódicos, organizadores, palestrantes e debatedores de eventos nacionais e internacionais e representantes de sociedades científicas.